BISPO QUER APROXIMAÇÃO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E A MAÇONARIA(1)

11-08-2012 09:15

 

A IGREJA E A MAÇONARIA

sexta-feira, 20 de abril de 2012

 

 

D. Demétrio Valentini , Bispo de Jales (à direita na foto) , durante
cerimônia de entrada na Loja Maçônica Coronel Balthazar

Ao fazer palestra na última terça-feira,dia 10 de abril, em comemoração ao 53º aniversário da Loja Maçônica Coronel Balthazar, o bispo diocesano de Jales, D. Demétrio Valentini disse que existe clima propício para uma aproximação entre a Igreja Católica e a Maçonaria. Para ele, ambas as instituições, que tiveram grandes diferenças no passado, estão maduras o suficiente que possam prosperar proveitoso diálogo.

D. Demétrio lembrou que, aos 71 anos, ainda tem mais quatro de atividade como bispo, período que poderia ser aproveitado para a aproximação de Igreja e Maçonaria. Como se sabe, quando atingem 75 anos, os bispos se aposentam compulsoriamente.
Como tem bom diálogo com a Maçonaria jalesense, o bispo entende que poderia partir daqui os canais que pudessem repercutir em nível de Brasil.
Segundo ele, há mais ou menos 10 anos, já houve, de maneira discreta, as primeiras tratativas neste sentido. O interlocutor com a Maçonaria, em nome da cúpula da Igreja Católica, foi o cardeal D. Ivo Lorscheider, já falecido.
 
 
D. Demétrio Valentini
 
 
(1) VALENÇA, A.C.R., e-mail: acrvalenca@uol.com.br , encaminhado em 11/08/2012.