MAÇONARIA: aspectos históricos, filosóficos e conceituais

10-03-2013 09:05

INTRODUÇÃO

           

A Fraternidade de Maçons Antigos, Livres e Aceitos é a mais antiga irmandade e a mais conhecida mundialmente. Literalmente, milhares de livros já foram escritos sobre Ela, todavia sua organização, suas ações e sua filosofia ainda são desconhecidas dos não iniciados. Diante do exposto, pretende-se com este texto apresentar aspectos conceituais e filosóficos da Maçonaria, a partir de um esboço histórico.

1 - ESBOÇO HISTÓRICO

           Em sentido amplo, a história da Maçonaria pode ser dividida em três períodos: o antigo ou lendário; o medieval ou operativo e o moderno ou especulativo.

           Segundo alguns historiadores, do período antigo ou lendário não se tem conhecimento sobre a sua origem a qual alcança, mais ou menos, o século V antes de Cristo, com a construção do TEMPLO DE SALOMÃO.

           No primeiro quartel do período medieval, os "Collegias Fabrorum", do Império Romano, deram origem às associações de artífices de mesmas profissões e na Alemanha tais entidades foram denominadas de "GUILDAS" de operários. As associações tinham por escopo guardar os segredos das profissões e as faziam de modo a serem confiados a poucos, após um demorado tempo de aprendizado.

           Naquela época, os trabalhadores, reunidos em associações ou "Guildas", tinham seus serviços contratados para construção de palácios, catedrais, mausoléus, pontes, etc.

           Os maçons da idade lendária e medieval são tidos pelos historiadores como maçons operativos, designação oriunda do trabalho manual de muitos, enquanto o trabalho intelectual era privilégio de poucos.

           O período moderno ou especulativo surgiu durante o século XVII, quando a construção de catedrais já estava em declínio, o que levou muitas GUILDAS de trabalhadores de pedra a aceitar, como membros, pessoas de letras eruditas, que deram outro rumo a Maçonaria, tornando-a especulativa.

           Como não eram profissionais da arte da construção, foram rotulados de "maçons aceitos".

           Como resultado dessa evolução importante, teve início a MAÇONARIA, tal como é hoje conhecida. Em 1717, quatro Lojas Maçônicas, que se reuniam em Londres - Inglaterra - formaram a primeira Grande Loja do Mundo, a qual passou a credenciar outras Lojas e Grandes Lojas em muitos países.

          O erro da maior parte dos escritores maçônicos consiste na tentativa de basear a história da Instituição em seu simbolismo. No entanto, a história da Maçonaria, como a história do mundo, tem a sua base na tradição.

          Com frequência, os maçons classificam a Maçonaria de "Instituição Milenar", porque fazem remontar suas origens há tempos que se perdem na curva enevoada do passado. Contudo, os primórdios da Maçonaria são obscuros, bem como parte de sua história.

2 - A MAÇONARIA NO MUNDO

          Há, aproximadamente, 10 milhões de Maçons distribuídos por mais de 150 Grandes Lojas existentes pelo mundo. Destas, 27 Grandes Lojas no Brasil congregam mais de 80.000 maçons. Confrontando o número de Maçons existentes no mundo, com a população inteira do globo, tem-se uma ideia do grau de seletividade adotado para o ingresso na Ordem Maçônica. Embora sejamos a maior fraternidade do mundo, não igualamos, em número de adeptos, a qualquer uma das religiões menos difundidas. A força da Maçonaria está na seleção de seus integrantes, escolhidos entre os cidadãos mais expressivos de todos os segmentos da sociedade organizada, irmanados num mesmo sentimento de unidade em torno dos ideais mais elevados da Humanidade, sem fronteiras de raça, cor ou credo.

3 - A MAÇONARIA NO BRASIL

            Em nosso País, as primeiras Lojas Maçônicas foram formadas por brasileiros que voltavam da Europa, após concluírem seus estudos superiores. As mesmas permaneceram até o século XIX sem ligação com qualquer Instituição Maçônica.

            Não existem registros históricos confiáveis sobre essas Lojas Maçônicas, todas formadas com objetivos políticos, pelo que, a rigor, pode-se afirmar que não existiam Lojas Maçônicas no sentido amplo da palavra. Apenas a partir de 1822, que a Maçonaria passou a funcionar como tal em nosso País.

4 - O QUE É MAÇONARIA

            Conceituar Maçonaria é tarefa das mais difíceis por sua pluralidade de ideias, conceitos e pelo seu multiculturalismo. Alguns estudiosos atribuem à Maçonaria como sendo um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigação da Verdade, em regime de plena liberdade. Outros como uma sociedade formada por livres pensadores, amantes da cultura, da ética e da moral. Existem também aqueles que afirmam ser a Maçonaria uma escola do filosofar, com ideologias próprias que são materializadas em seus ritos.

Intelectualmente, como vimos anteriormente, é praticamente impossível chegar-se a um conceito único para a Maçonaria, por seus aspectos objetivos e subjetivos, os quais, só por intermédio deles, poderão explicar, em grande parte, os seus entendimentos, a sua expansão no mundo e o notável sucesso que conseguiu.

            A ideologia maçônica está materializada em seus ritos e alegorias; os seus ensinamentos são ministrados em Loja, mediante rituais, que contém princípios de sua "Arte Iniciática", vinculados ao hermetismo, à cabala, ao simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre as cores, os números e as lendas antigas.

           Nos ritos maçônicos fundem-se o simbolismo das Iniciações primitivas, os ensinamentos Rosa-Cruzes dos antigos filósofos, do Pitagorismo, dos templários, do judaísmo, do cristianismo, etc., daí a sua riqueza fora do comum, se comparada a outras instituições fraternas. Em resumo, a Maçonaria é uma escola onde se apregoas a sabedoria, a força e a beleza.

           A admissão na Ordem Maçônica não é, pois, um fim em si mesmo. Trata-se de um começo: um começo maravilhoso que exige muito trabalho e dedicação.

           A Maçonaria é uma instituição que conserva bem vivas certas tradições muito antigas de ensinamentos místico-iniciáticos compostos de rituais simbólicos e de alegorias, onde predomina o princípio da tolerância e, se possível, de convivência para com as doutrinas religiosas e políticas, porque a Maçonaria está acima e fora das rivalidades que as coloca em conflito.

            Seus lemas fundamentais são:

           Liberdade - porque o homem que vence a si mesmo, liberta-se da opressão que o escraviza.

           Igualdade - porque a Maçonaria reconhece que todos os homens nascem iguais. As principais distinções que admite são o mérito, o talento, a sabedoria, a virtude e o trabalho, de cada um.

           Fraternidade - porque a Maçonaria aspira que a compreensão reine entre seus adeptos; a Fraternidade diminui os males dos povos e aumenta a compreensão e o respeito entre os homens.

           Por este prisma, ela pode ser definida de muitas maneiras. Porém se tentarmos uma descrição resumida sobre Ela, poder-se-ia dizer que trata-se de uma sociedade universal, destinada ao esforço conjunto de todos os seus obreiros na busca do aperfeiçoamento individual, bem como uma fraternidade dedicada ao aprendizado, ao culto da arte de viver e à construção do caráter individual em prol de uma coletividade..

           Não se trata de um clube ou de uma companhia de seguros ou de socorro mútuo. Nem, muito menos de uma organização destinada a patrocinar fóruns de debates políticos e de reformas sociais. Trata-se de uma organização social sem fins lucrativos, pois, o lucro material não está entre seus objetivos, embora membros da Fraternidade participem de muitos investimentos de caridade e obras assistenciais.

           Os princípios da Maçonaria são publicamente aclamados, compreendendo: Amor Fraternal, Assistência e Lealdade. Em seus ensinamentos são enfatizados os postulados da mais elevada moral e a prática das virtudes cardeais, proclamadas em todas as eras: Temperança, Fortaleza, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade. Seus princípios éticos podem ser aceitos por todos os homens de bem e a tolerância para com seus semelhantes é assumida por todos os seus membros.

5 - A LOJA MAÇÔNICA

           A Célula básica de toda GRANDE LOJA é a Loja Maçônica, chamada por seus membros de "Loja Simbólica". É onde a Maçonaria atua em nível local, sob a jurisdição de sua GRANDE LOJA. É ali que o Maçom recebe suas instruções e é nela que são recebidos todos os pedidos de admissão à Maçonaria e onde são conferidos os graus maçônicos. Em suma, é o local para onde congregam os Maçons para a execução de trabalhos específicos.

6 - OS MEMBROS DA MAÇONARIA

            Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria sem o consentimento de todos os maçons. Ninguém poderá ser imposto à Maçonaria, o que poderia, ali, causar desarmonia ou perturbar a liberdade dos demais, fato esse que sempre deverá ser evitado.

7 - O PROCESSO DE ADMISSÃO DO CANDIDATO

           É verdade que existem pré-requisitos para o candidato ser admitido, e esses se referem às normas de conduta do candidato perante a comunidade na qual ele vive. Constatar esse fato não significa, necessariamente, uma investigação.

            A aceitação do pedido de filiação depende muito mais da própria declaração de motivos do candidato. A Ordem almeja que o candidato seja sincero perante sua própria consciência, por ocasião do preenchimento da proposta de admissão.

            Se o interessado não for sincero em seu pedido de filiação, certamente estará enganando a si mesmo, provavelmente não persistirá no caminho da perfeição e não obterá resultados reais em conhecimento e desenvolvimento.

8 - EXISTE UM GRAU DE ESCOLARIDADE PARA SER ADMITIDO NA MAÇONARIA?

           Absolutamente, não é exigido um grau específico de escolaridade para ser admitido em uma Loja Maçônica. Costuma-se dizer até que a Loja fica mais completa e equilibrada, quando existe uma diversidade de profissões entre seus membros. Todavia, as Instruções são transmitidas, também, através da palavra escrita (manuais), por conseguinte, é importante que o indivíduo seja alfabetizado e não tenha dificuldades para leitura de textos, acessíveis a uma razoável escolaridade.

9 - A MAÇONARIA EXIGE O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES?

           É evidente que, ao se iniciar na Maçonaria, o cidadão deverá assumir compromissos gerados como consequência de sua responsável participação na Instituição. Poder-se-ia exemplificar dizendo que o maçom assume o compromisso de estudar, com mente aberta, as Instruções maçônicas, bem como, o de considerar confidenciais os ensinamentos recebidos e contribuir pecuniariamente para a manutenção de sua Loja. Em suma, haverá compromissos específicos, assim como existem em qualquer associação humana.

10 - A MAÇONARIA POSSUI ASPECTO RELIGIOSO?

           Sim, possui aspecto religioso, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual denomina de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

A palavra religião popularmente expressa religare, ou seja tornar a ligar. Literalmente significa União com o Pai, ou Ligação ao Universo. A Maçonaria foi mais uma criação do homem a qual, desde sua origem, sob a égide do Grande Arquiteto do Universo (Deus), proclama a existência de um princípio criador. Ela não é uma instituição religiosa, mas uma sociedade multicultural a qual, historicamente, transformou-se em uma ordem universal, com ritos e filosofia específica. Procura sempre reunir homens de bons costumes, de todas as raças, credos e nacionalidades. Trata-se de uma associação de homens que comungam com os mesmos princípios éticos e morais, cujos ensinamentos são colocados à disposição para quem queira deles fazer uso, os quais são compostos por simbologias e alegorias que se traduzem, mediante atitudes, nos princípios da razão, da justiça, da felicidade geral e da paz universal.

11 - COMPROMISSOS

                        Para realizar seus objetivos, a Maçonaria admite como membro, todo o homem que tenha um elevado senso de responsabilidade, e cuja palavra empenhada seja Lei para ele. Exigem sacrifícios, não mais do que qualquer outra atividade que requer de um homem respeito por seus compromissos assumidos.

                        As reuniões da Maçonaria são realizadas em locais denominados Lojas, pelo menos uma vez por semana, cuja duração não deve ultrapassar duas horas. A família, do Maçom, terá todos os motivos para incentivá-lo a participar sempre das reuniões maçônicas, certa de que sua assiduidade proporcionará uma nova dimensão de viver, que poderá realizá-lo como cidadão, pai, esposo, filho e como Irmão.

A GRANDE LOJA considera indispensável para admissão em qualquer de suas Lojas e para permanência destas, sob sua obediência, a formal aceitação dos seguintes fundamentos:

- A crença em DEUS;

- O sigilo;

- A indicação de homens maiores de 21 anos;

- A Caridade, a Beneficência e a Educação, como principais meios de combater a ignorância e o erro, em todas as suas formas;

-  A investigação da verdade, sem imposição de limites, garantindo a liberdade mediante o exercício da tolerância.

            É difícil resumir, em tão pouco espaço, tudo o que o maçom apreende a partir do momento em que passa a ser membro da Fraternidade. É bom esclarecer que a Maçonaria ensina seus adeptos a aplicarem, em seu dia-a-dia, os princípios gerais da moralidade e virtude. A participação é restrita aos elementos que preencham os requisitos de padrões de caráter e reputação ilibada.

                        A Fraternidade não interfere com os deveres que o homem tem para com DEUS, seu País, seu semelhante, sua família e ele próprio, mas, pelo aprendizado, leva-o a viver e praticar os preceitos fundamentais da Organização, proporcionando-lhe uma oportunidade para o aprimoramento pessoal.

            Ela ensina um bom homem a tornar-se melhor, como: pai, marido, irmão,  filho e cidadão.

12 - A MACONARIA NÃO É UMA SOCIEDADE SECRETA

            Ao contrário do que muitos acreditam a Maçonaria não é uma sociedade secreta e não esconde sua existência. Suas Constituições e Estatutos são registrados em Cartório de Títulos e Documentos e publicados em Diário Oficial.

                        O Maçom neófito pode ficar embaraçado por não poder explicar aos seus familiares tudo o que ele presenciou nas cerimônias de seu ingresso. É verdade que temos modos de reconhecimentos, ritos e cerimônias que o mundo não conhece. Por exemplo, sua família, sem dúvida, discute assuntos que não interessam aos vizinhos. Tudo o que existe por escrito nas livrarias pode ser discutido livremente, e existem muitos livros na biblioteca pública que podem ser consultados por quem estiver interessado.

            A Maçonaria é secreta apenas no que diz respeito à forma de reconhecerem-se seus membros, entre si, e quanto ao seu procedimento metódico, peculiar em seus ensinamentos.

            Não é uma sociedade secreta, mas uma sociedade discreta, não escondendo a sua existência aos olhos do público. Seus princípios, seus objetivos, suas metas, são conhecidos por todos. Os edifícios em que ela funciona são visíveis ao público, com anúncios na imprensa, seus estatutos são registrados em cartório e a eles tem acesso todos os cidadãos.

            A rigor, a Maçonaria não tem mais segredos que uma entidade particular com fins lucrativos, como uma indústria ou escritório de advocacia ou um consultório médico.

            O trabalho maçônico não é o que se pode chamar de "frívolo". É inteiramente sério e, uma vez que o novo membro é admitido, ele recebe instruções que o capacitam a realizar um trabalho em Loja, de natureza confidencial. Isto ele não pode revelar a ninguém.

                        Para que ele progrida nos graus, deve estar habilitado a executar as tarefas que a Loja Ihe confira. Para tanto, ele terá que passar algum tempo reunido com os demais membros, para receber instruções orais.

 

_____________________________________

*Pesquisa realizada pelos IIr.·.Andry Washington Pinheiro e Orlando Laércio Vilar.

Revisão do texto: Ir.·.Edison Valente.

A.·.R.·.L.·.S.·.Marechal Deodoro da Fonseca Nº 20 - Or.·. de Marechal Deodoro – Alagoas. 

E-mail: www.marechaldeodorodafonseca@glomeal.com.br .