FATOS HISTÓRICOS SOBRE NOSSA LOJA

04-05-2015 17:14

CRONOLOGIA HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA A.·.R.·.L.·.S.·. MARECHAL DEODORO DA FONSECA N° 20

 

CRONOLOGIA HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA A.·.R.·.L.·.S.·. MARECHAL DEODORO DA FONSECA N° 20

 

DATA

MARCO HISTÓRICO

05 de agosto de 1977

Solenidade que marcou a data de fundação da Loja, realizada no Palácio Imperial do Município de Marechal Deodoro, com a presença do Governador Divaldo Suruagy e autoridades maçônicas e não maçônicas. Foi eleita a Diretoria Provisória assim constituída: Ven.·. Edgar Camilo de Moraes; 1° Vig.·.Rosalvo Lima dos Santos; 2° Vig.·. Jarmelino Jorge de Souza. Encerradas as solenidades, lavrei a presente. Marechal Deodoro, 05 de agosto de 1977 da E.·.V.·.

28 de novembro de 1979

Segunda Sessão Econômica Preparatória da Loja em Instância Marechal Deodoro da Fonseca n° 20, realizada no templo da co-irmã “Amor e Justiça n° 02”, do Or.·.de Maceió, com a presença de 09 (nove) irmãos, sob a Presidência do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, Ismar Nascimento da Silva.

12 de dezembro de 1979,

Com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, Ismar Nascimento da Silva, foi eleito, por aclamação, para assumir a Venerança da Loja, o Ir.·. Abelardo de Oliveira Santos. Os demais cargos também foram preenchidos por aclamação. Foram eles: 1° Vigilante Ir.·. Olavo Lins Raposo; 2° Vigilante Ir.·. Antônio Paes de Lima; Orador Ir.·. Rosalvo Lima dos Santos; e, Secretário Ir.·. Esperidião Rodrigues da Silva.

27 de fevereiro de 1980

A primeira iniciação da Loja em Instância Marechal Deodoro da Fonseca n° 20, sendo o seu primeiro iniciado o Ir.·. José Carlos Gusmão – Quit Placet n° 1.509 – GLOMEAL.

28 de setembro de 1979 a 03 de outubro de 1981.

A Loja em Instância Marechal Deodoro da Fonseca N° 20 funcionou no Templo da Loja Amor e Justiça N° 02-Oriente de Maceió.

22 de outubro de 1980.

Primeira Sessão Magna de Elevação dos Irmãos José Carlos Gusmão; José Terevaldo Acioli; e, Jadilson Luiz de Gouveia Leite.

25 de março de 1981

Primeira Sessão Magna de Exaltação dos Irmãos José Carlos Gusmão; José Terevaldo Acioli; e, Jadilson Luiz de Gouveia Leite.

03 de outubro de 1981

A Loja em Instância Marechal Deodoro da Fonseca n° 20, passou a funcionar em seu templo provisório na Rua Os 18 do Forte de Copacabana S/N – Oriente de Marechal Deodoro.

17 de outubro de 1981

Sessão Magna de Instalação e Posse do Venerável eleito Abelardo de Oliveira Santos e dos IIr.·. 1° Vigilante José Carlos Gusmão e 2° Vigilante Jadilson Luiz de Gouveia Leite; Orador Rosalvo Lima dos Santos; Secretário Antônio Bertulino dos Santos; e, Tesoureiro Francisco Luiz Freitas Rolim.

24 de janeiro de 1983

Sessão Magna de Instalação e Posse do Venerável eleito José Carlos Gusmão e dos IIr.·. 1° Vigilante Abelardo de Oliveira Santos e 2° Vigilante Rosalvo Lima dos Santos; Orador Jadilson Luiz de Gouveia Leite; Secretário Francisco Luiz Freitas Rolim.

19 de dezembro de 1983

Sessão Magna de Eleição, coma presença de 11 (onze) irmãos do quadro. Na ocasião, foi aclamada a chapa única composta pelos seguintes componentes: Venerável Mestre José Carlos Gusmão; 1° Vigilante Abelardo de Oliveira Santos; 2° Vigilante Rosalvo Lima dos Santos; Orador Francisco Luiz Freitas Rolim; Mestre de Cerimônias Mávio Maviael de Figueiredo; 1° Diácono José Lourival de Almeida; 2° Diácono João Tercilio dos Santos; Guarda do Templo José Pedro dos Santos.

23 de janeiro de 1984

Sessão Econômica Póstuma pelo falecimento do Ir.·. Rosalvo Lima dos Santos. Nessa mesma Sessão foi feito o pedido de afastamento do Venerável Mestre José Carlos Gusmão. A partir desta data reassumiu a Venerança da Loja Vigilante Abelardo de Oliveira Santos.

22 de dezembro de 1984

Foi realizada a Sessão de Eleição da nova diretoria da Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca N° 20 e foram eleitos os seguintes Irmãos: Venerável Mestre Francisco Luiz de Freitas Rolim; 1° Vigilante Antônio Bertulino dos Santos; 2° Vigilante Nilton Gonçalves de Almeida; Orador Antônio Peixoto Sobrinho; Mestre de Cerimônias João Tercílio dos Santos; e, Secretário Abelardo de Almeida Santos.

02 de fevereiro de 1985

Sessão Magna de Instalação e Posse, no Templo da Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca N° 20, situado na Rua Os 18 do Forte de Copacabana S/N-Oriente de Marechal Deodoro-Alagoas. A Sessão foi presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre da GLOMEAL, Ruy Lopes de Mendonça.

23 de novembro de 1985

Registro e a aclamação da nova diretoria da Loja para o ano de 1986, assim constituída: Venerável Mestre José Lourival de Almeida; 1° Vigilante Abelardo de Oliveira Santos; 2° Vigilante Jorge Correia dos Santos Filho; Orador Francisco Luiz Freitas Rolim; Secretário Nilton Gonçalves de Almeida; e, Tesoureiro Antônio Peixoto Sobrinho.

01 de fevereiro de 1986.

Sessão Magna de Instalação e Posse da nova Diretoria, no Templo da Loja; Presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Ruy Lopes de Mendonça.

16 de outubro de 1986

Eleita a nova diretoria da Loja para o ano de 1987, com a seguinte composição: Venerável Mestre Nilton Gonçalves de Almeida; 1° Vigilante Mavio Maviael de Almeida; 2° Vigilante Marcos Jorge Carvalho Silva; Orador Antõnio Peixoto Sobrinho; Secretário Francisco Luiz de Freitas Rolim; Tesoureiro Abelardo de Oliveira Santos; e, Hospitaleiro João Tercílio dos Santos.

31 de janeiro de 1987

Sessão Magna de Instalação e Posse da nova diretoria eleita, no Templo da Loja, na Rua Os 18 do Forte de Copacabana, S/N – Oriente de Marechal Deodoro-AL, presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMEAL, Ruy Lopes de Mendonça, com a seguinte composição: Venerável Mestre Nilton Gonçalves de Almeida; 1° Vigilante Mavio Maviael de Almeida; 2° Vigilante Marcos Jorge Carvalho Silva; Orador Antõnio Peixoto Sobrinho; Secretário Francisco Luiz de Freitas Rolim; Tesoureiro Abelardo de Oliveira Santos; e, Hospitaleiro João Tercílio dos Santos.

15 de agosto de 1987

O proprietário da casa, situada na Rua Os 18 do Forte de Copacabana S/N, onde funciona a Loja, solicitou a devolução do imóvel por motivo de casamento de sua filha, o que fez o Irmão Jorge Correia dos Santos Filho a oferecer, por um tempo indeterminado, um terreno de sua propriedade, localizado na Praça de São José, no bairro da Poeira, Oriente de Marechal Deodoro-AL, ficando os irmãos com a responsabilidade de erguer o templo.

20 de novembro de 1987

Aclamação do nome do Irmão Abelardo de Oliveira Santos para assumir a Venerança da Loja em 1988 (Balaústre N° 288).

22 de janeiro de 1988

Sessão Magna de posse da nova Diretoria da Loja, composta por: Venerável Mestre Abelardo de Oliveira Santos; 1° Vigilante José Roberto de Souza; 2° Vigilante Neusvaldo Pedro da Silva; Orador Mavio Maviael Figueiredo; Secretário João Reinaldo de Sena; e, Mestre de Cerimônia Osvaldo Marinho Soares. Na ocasião, o Irmão Osvaldo Leite Silva falou sobre a elaboração de um projeto para a construção do Templo da Loja e fez a entrega, ao novo Venerável, de cópia das plantas para serem analisadas (Balaústre 289, de 22/01/1988).

Em 1989

Existe um vazio na história da Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca N° 20, por falta de documentação para ser analisada. O único fato marcante foi que Loja passou a funcionar, nesse período, em seu templo provisório na Sociedade Nossa Senhora Auxiliadora, no Município de Marechal Deodoro Alagoas e o seu Venerável Mestre era o Irmão José Lourival de Almeida.

15 de dezembro de 1990

Sessão Magna de Eleição da Loja para o período de 1991, na qual foi eleita a chapa encabeçada pelo Venerável Mestre Marcos Jorge Carvalho Silva; 1° Vigilante Jorge Correia dos Santos Filho; 2° Vigilante José Carlos Gusmão; Orador Antonio Peixoto Sobrinho; Secretário José Roberto de Souza; Tesoureiro Abelardo de Oliveira Santos; Chanceler Mavio Maviael Figueirêdo; Mestre de Cerimônias João Tercílio dos Santos; Hospitaleiro Francisco Luiz Freitas Rolim; 1° Diácono José Lourival de Almeida; e, 2° Diácono Neusvaldo Pedro da Silva.(ver Ata da Sessão de Eleição, de 15/12/1990).

13 de abril de 1991

Posse da nova diretoria da Loja para 1991. Segundo depoimento dos Irmãos Nilton Gonçalves de Almeida e Jorge Correia dos Santos Filho, em todo o período de 1991, sob a Presidência do Venerável Mestre Marcos Jorge Carvalho Silva, foi o ano em que a Loja se reuniu pouco, em função da preocupação de todos com a construção do novo Templo.

1991

Ano do I Festival do Chopp da Loja Marechal Deodoro da Fonseca N° 20, proposto pelo Venerável Mestre Marcos Jorge Carvalho Silva para angariar fundos para a construção do novo Templo da Loja.

24 de maio de 1991

Foi realizada, em seu templo provisório na Sociedade Nossa Senhora Auxiliadora, no Município de Marechal Deodoro Alagoas, a Sessão Magna de Eleição para o cargo de Sereníssimo Grão-Mestre da GLOMEAL. Concorreram os Irmãos Carlos Humberto Rodrigues de Melo e José Ismar Correia Coelho. O Irmão Carlos Humberto obteve todos os 09 (nove) votos dos Irmãos votantes.

1992

Com a ajuda dos Irmãos e, principalmente, de Abelardo Oliveira Santos e do então Prefeito e Irmão José Carlos Gusmão, o Templo da Loja foi construído na Praça São José S/N, no Bairro da Poeira, Oriente de Marechal Deodoro-Alagoas.

01 de agosto de 1992

Sessão Magna de Sagração do Templo da Loja, situado na Praça São José S/N, Bairro da Poeira – Oriente de Marechal Deodoro-Alagoas e posse da nova Diretoria composta dos seguintes Irmãos: Venerável Mestre Marcos Jorge Carvalho e Silva; 2° Vigilante Abelardo de Oliveira Santos. Os 1° Vigilante Mavio Maviael Figueirêdo e Guarda do Templo José Tercílio dos Santos, por não estarem presentes à sessão, não tomaram posse nesse dia.

18 de dezembro de 1992

Foi eleita, por unanimidade, a nova diretoria da Loja para 1993, assim composta: Venerável Mestre Jorge Correia dos Santos Filho; 1° Vigilante Antônio Peixoto Sobrinho; 2° Vigilante José Roberto de Souza; Orador Mávio Maviael Figueiredo; Secretário Abelardo de Oliveira Santos; Mestre de Cerimônias José Lourival de Almeida; Tesoureiro Marcos Jorge Carvalho Silva; 1° Diácono José Carlos Gusmão; 2° Diácono João Tercílio dos Santos; Guarda do Templo Francisco Luiz Freitas Rolim, além das Comissões constituídas. (ver Ata N° 318,p. 89).

22 de janeiro de 1993

Posse da nova diretoria para 1993 (Ver Ata N° 319, de 22/01/1993, p. 90).

12 de março de 1993

Aprovado o pedido de iniciação do Profano Ovídio José Souto Galvão,

04 de junho de 1993

Sessão Magna de Iniciação dos Profanos: Ovídio José Souto Galvão, Arthur Antônio de Matos e Benedito Romeiro de Lima. (cf. Ata 328, p.97).

11 de junho de 1993

Primeiro cargo ad hoc assumido pelo Ir.·.Ap.·.Ovídio José Souto Galvão na Loja: Chanceler. (Ata 329, p. 98).

09 de julho de 1993

Decifradas e aprovadas as sindicâncias dos Profanos Aguinaldo Barros Correia e João Vilela de Barros Filho.

16 de julho de 1993

Primeiro pronunciamento do Ir.·.Ap.·.Ovídio José Souto Galvão na Loja, quando da apresentação do seu trabalho sobre “Diabetes”. (Ata N° 334, p.102).

27 de agosto de 1993

Foi realizada a Sessão Magna de Iniciação dos Profanos Aguinaldo Barros Correia e João Vilela de Barros Filho, sob a Presidência do Venerável Mestre Jorge Correia dos Santos Filho. (Ata 340, p. 107).

10 de Dezembro de 1993

Presidida pelo Venerável Mestre Jorge Correia dos Santos Filho, foi realizada a Sessão Magna de Elevação dos Irmãos Aprendizes João Vilela de Barros Filho, Benedito Romeiro de Lima, Ovídio José Souto Galvão, Aguinaldo de Barros Filho e Artur Antônio de Matos Marques.(cf. Ata 354, p.7-verso- do Livro do Grau 2).

17 Dezembro de 1993

Eleita, por unanimidade, a nova diretoria da Loja para o ano de 1994, ficando assim constituída: Venerável Mestre José Roberto de Souza; 1° Vigilante Marcos Jorge Carvalho Silva; 2° Vigilante Francisco Luiz Freitas Rolim; Orador Antônio Peixoto Sobrinho; Secretário Jorge Correia dos Santos Filho; Tesoureiro Abelardo de Oliveira Santos; Mestre de Cerimônia Carlos Correia de Melo; 1° Diácono Mávio Maviael Figueiredo; 2° Diácono João Tercilo dos Santos; Chanceler José Carlos Gusmão; e, Guarda do Templo José Lourival de Almeida.

21 de janeiro de 1994

Sessão Magna de Posse da nova diretoria da Loja para 1994, sob a presidência do Venerável Mestre José Roberto de Souza; 1° Vigilante Marcos Jorge Carvalho Silva; 2° Vigilante Francisco Luiz Freitas Rolim; Orador Antônio Peixoto Sobrinho. (ver Ata 356, de 21/01/1994, p. 118-verso).