O PROJETO DE LEI N° 002/2015

 

.

                                    DADOS INSTITUCIONAIS

 

RAZÃO SOCIAL: A.·.R.·.L.·.S.·.MARECHAL DEODORO DA FONSECA Nº 20

ENDEREÇO: 

TEMPLO: Avenida São José, 138 – Poeira – Marechal Deodoro – Al

CEP 57160-000 

SALÃO DE RECREAÇÃO E LAZER: Praça São José, 38 – Poeira – Marechal Deodoro – Al

CEP 57160-000 

CNPJ  Nº 16.500.807/0001-23   ( Data de abertura: 03/04/2012)

(Aprovado Pela Instrução Normativa RFB Nº 1.183, de 19 de agosto de 2011)

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PRINCIPAL: 94-99-5-00 – Atividades

Associativas não Especificadas Anteriormente.

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA: 399-9 – Associação Privada

INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA (LEI MUNICIPAL N° 1125/2015, de 24/03/2015)

FINALIDADE: Associação Civil Sem Fins Lucrativos.

 (Estatuto da A.·.R.·.L.·.S.·.Marechal Deodoro da Fonseca Nº 20, Seção II,

Da Estrutura e da Finalidade). 

SITE: www.lojamaconicamarechaldeodoro20.webnode.pt 

E-MAIL: marechaldeodorodafonseca@glomeal.com.br

DIA DAS REUNIÕES:  As segundas-feiras, as 20h00

DATAS IMPORTANTES:

 DE FUNDAÇÃO: 05 de agosto de 1977 da E.·.V.·.

Sessão Magna de Sagração do seu templo na Praça São José N° 38: 23 de maio de 2009
Sessão Magna de Inauguração e Sagração do seu templo na Avenida São José N° 138:
31 de outubro de 2016.  

JURISDIÇÃO: Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas

VENERÁVEL MESTRE: Andry Washington Rocha Pinheiro

 



                                                                 

       

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                         

                                             MISSÃO

A A.•.R.•.L.•.S.•.MARECHAL DEODORO DA FONSECA Nº 20, possui como missão:

1 - difundir e praticar as virtudes maçônicas, codificadas nos Ordenamentos e Rituais da Ordem; 

2 - praticar os postulados da Maçonaria Universal e promover, mercê da indagação da verdade, o estudo da moral, a prática da solidariedade humana e da filantropia, o desenvolvimento de trabalhos sociais, o progresso material e o aperfeiçoamento intelectual e social da humanidade em geral;

3 - praticar, estudar e estimular os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade universal, sem distinção de raça, cor, classe, quer religiosa ou política; e,

4 - proporcionar aos seus associados e familiares, assistência moral, material e humanitária, prestando-lhes amparo, apoio e solidariedade, dentro de suas possibilidades.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

HISTÓRIAS DA MARECHAL DEODORO DA FONSECA N° 20

M.·. M.·. I.·. Edison Francisco Valente

O objetivo desse trabalho é o de fazer uma reinterpretação histórica da A.·.R.·.L.·.S.·. Marechal Deodoro da Fonseca N° 20, obedecendo os seus seguintes aspectos histórico- cronológicos: A Fundação; O Renascimento; A Nova Sede; A A.·.R.·.L.·.S.·. Marechal Deodoro da Fonseca N° 20 Na Poeira; A Nova Era; e, A Sagração do Templo e a inauguração e Sagração deste novo templo.

A FUNDAÇÃO:

A historiografia nos aponta que a solenidade que marcou a data de fundação da A.·.R.·.L.·.S.·. Marechal Deodoro da Fonseca N° 20 foi 05 de agosto de 1977. A mesma aconteceu no Palácio Imperial do Município de Marechal Deodoro, com a presença do Governador Divaldo Suruagy e autoridades, conforme o registro abaixo:

ATA DE FUNDAÇÃO:

A da Ata de Fundação dessa Loja foi lavrada pelo Ir.·. Jarmelino Jorge de Souza. Na mesma data, foi eleita a Diretoria Provisória assim constituída: Ven.·. Edgar Camilo de Moraes; 1° Vig.·.Rosalvo Lima dos Santos; 2° Vig.·. Jarmelino Jorge de Souza.

O RENASCIMENTO:

De acordo com o “livro 1, página 4, balaústre n° 0002, da Sessão Econômica preparatória da Loja em Instância Marechal Deodoro da Fonseca n° 20”, a mesma só começou a funcionar, inclusive de forma irregular, quando da Sessão Econômica preparatória, como Loja em Instância Marechal Deodoro da Fonseca n° 20, no dia 28 de novembro de 1979, E.·. V.·. em  templo provisório cedido pela coirmã “Amor e Justiça n° 02”, do Or.·.de Maceió. Na verdade, apenas a sessão de fundação foi considerada oficial, porém o dia 28 de novembro de 1979 transformou-se em um grande marco histórico e de satisfação pelo renascimento da Loja Marechal Deodoro da Fonseca n° 20, acontecido em sua segunda sessão econômica. Inicialmente o Sereníssimo Grão-Mestre Ismar abriu os trabalhos informalmente, tendo em vista que prazos constitucionais referentes a Lojas Simples ou de Instância já tinham sido extintos.

Essa Loja, em Instância, funcionou desde 28 de setembro de 1979 no templo da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Amor e Justiça N° 02, no Oriente de Maceió. Foi somente a partir do dia 03 de outubro de 1981, data de inauguração do seu templo próprio, que ela passou a funcionar na Rua Os 18 do Forte de Copacabana S/N, no Oriente de Marechal Deodoro-Alagoas, onde permaneceu até 1991, quando teve que mudar sua sede para a Sociedade Nossa Senhora Auxiliadora, no Município de Marechal Deodoro Alagoas.

Mas, com a ajuda dos Irmãos e, principalmente, de Abelardo Oliveira Santos e do então Prefeito e Irmão José Carlos Gusmão, foi construído o novo Templo da Loja, na Praça São José N° 38, no Bairro da Poeira, Oriente de Marechal Deodoro-Alagoas.

O mesmo, teve sua inauguração e Sagração no dia 01 de agosto de 1992. Na ocasião, sob a Presidência do então Deputado do Grão Mestrado Carlos Humberto Rodrigues de Melo, foram empossados aos cargos de: Venerável Mestre Marcos Jorge Carvalho e Silva; 2° Vigilante Abelardo Oliveira Santos; Orador Jorge Correia dos Santos Filho; Secretário Francisco Luiz Freitas Rolim;

Em 2004, foi a vez do Irmão Ovídio José Souto Galvão assumir sua presidência. Por não ter resistido aos percalços, a Loja abateu colunas e esteve adormecida entre 2005 e 2007.

O seu soerguimento praticamente só aconteceu a partir de 09 de julho de 2007, após a nomeação do Venerável Mestre Edival Vilar de Araújo, por intermédio do Ato n° 55-GM/2005/2008, assinado pelo Sereníssimo Grão-Mestre Ivanildo Marinho Guedes. O ano de 2008 foi de muita luta para o Venerável Edival Vilar, juntamente com alguns obreiros da Loja, para reerguê-la definitivamente. Mas, esses irmãos abnegados não desistiram e foi assim que uma “Nova Era” chegou para a Loja Maçônica Marechal Deodoro da Fonseca N° 20, a partir do dia 02 de fevereiro de 2009, com a conclusão da reforma e soerguimento do seu Templo.

Essa ocasião marcou o ápice de gestão do Irmão Edival Vilar para a Maçonaria alagoana. Segundo ele:

“assumimos uma sede totalmente debilitada, ameaçada, inclusive, por cupins, que corroeram várias partes de sua estrutura, mas com muito esforço e o apoio dos irmãos, pudemos reerguer o templo e já podemos planejar mais êxitos ainda para 2009”.

 

No dia 23 de maio de 2009, a Loja Marechal Deodoro da Fonseca N° 20 realizou a sua Sessão Magna de Sagração do seu templo.

Depois do cumprimento do mandato do Irmão Edival Vilar de Araújo, em janeiro de 2010, tomou posse o Venerável Mestre Ovídio José Souto Galvão o qual foi eleito e cumpriu seu segundo mandato de 2010 a 2012.

Após sua gestão, foi eleito o Venerável Mestre Edison Francisco Valente que governou a Loja no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014. Com a excelente ajuda dos obreiros da Loja e cunhadas, conseguiu-se ampliar o patrimônio da Loja, com a aquisição e reforma de duas pequenas casas, bem como a construção de um galpão para os ágapes e festividades da Loja, onde tudo começou.

No período entre 21 de janeiro de 2014 e 20 de janeiro de 2015, a presidência da Loja esteve sob a responsabilidade do Venerável Mestre Ulisses de Aguiar Siqueira, o qual também procurou dar continuidade às ações, anteriormente iniciadas pelos Veneráveis que lhes antecederam, dando ênfase na sustentação do nível de qualidade da Loja, bem como com serviços de pintura e de melhorias no Templo.

No dia 20 de janeiro de 2015, assumiu o Veneralato da Loja o Irmão Andry Washington Rocha Pinheiro o qual foi reeleito para o período de 2016 e 2017, juntamente com Antonio Augusto Moreira Corrêa (1º Vigilante); Dermival Pinheiro da Silva (2º Vigilante); e, Bruno Santana da Silva Cardial (Orador).

Essa diretoria resolveu priorizar a construção de um novo Templo e iniciado em abril de 2016. Para tal, teve que contar, mais uma vez, com a colaboração de obreiros dedicados, que não mediram esforços para que o mesmo fosse concluído. E, hoje, 31 de outubro de 2016, depois de oito meses, foi fincado um novo marco histórico para a história da A.∙.R.∙.L.∙.S.∙. Marechal Deodoro da Fonseca N° 20, com esta Sessão Magna de inauguração e sagração desse belíssimo templo, situado na Av. São José N° 138 – Oriente de Marechal Deodoro. Templo esse, que se transformou no grande orgulho dos obreiros dessa oficina e porque não dizer da Maçonaria alagoana.